A Comissão Intergestores da Região de Caxias se reuniu nessa quarta-feira (24) para discutir as melhorias no atendimento à população. Estiveram presentes gestores e coordenadores dos municípios da microrregião, além de Patrícia Veras, coordenadora da Planificação no Maranhão; Aristel Marques, coordenador das regionais de saúde do Estado, e Daniel Barros, gestor regional de Saúde do Estado.

O encontro foi no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Caxias (SAMU). Dentre os assuntos abordados, estiveram os benefícios trazidos pela Planificação, que agora tem seus processos instalados na Atenção Primária, Especializada e nas duas maternidades de referência da região.

“Vemos que Caxias impulsionou o projeto da Planificação na região como um todo, tendo a Planificação dentro dos seus processos, tanto de gestão, como de trabalho, mensalmente organizados. Com isso, conseguimos fechar a rede materno infantil; hoje temos tutoria na Atenção Primária, Especializada e nas duas maternidades de referência da região para, de fato, qualificarmos esta rede”, explicou Patrícia Veras, coordenadora da Planificação no Maranhão.

“Não medidos esforços e contamos com uma equipe muito boa. Pra gente é sempre um desafio grande! Estamos sempre procurando nos qualificar e melhorar, e é essa busca que está nos dando bons frutos. A gente faz para os usuários do SUS, com carinho e compromisso e, assim, estamos sendo vistos a nível estadual, nacional e em alguns países da América Latina. Mas tudo começa na Atenção Básica”, reforçou Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

A Comissão Intergestores Regional (CIR) é uma instância de cogestão no espaço regional, com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado, para constituição de uma rede regionalizada de serviços de saúde integrados.

“Essas reuniões são boas para melhorar nosso fluxo com a região de Caxias. Com a Planificação melhorou demais com relação à gestante. Nossas gestantes são atendidas no CEAMI, onde são feitas todas as consultas de pré-natal de alto risco e depois encaminhadas à Maternidade Carmosina Coutinho”, disse Kamila Santana, secretária municipal de Saúde de Duque Bacelar.

As reuniões da CIR Caxias são realizadas mensalmente, sendo seis itinerantes e seis na sede da comissão, em Caxias.

“Essa reunião é pra discutir as melhorias no atendimento à população. Ela é mensal pra vermos onde melhorou e o que precisa melhorar em cada município. A Planificação é exemplo no Brasil onde, com o apoio da regional, conseguimos melhorar o modelo de atendimento”, destacou Aristel Marques, coordenador das regionais de saúde do Estado.

Palavras chaves: ,