Aqui a idade não é impedimento. Aos 84 anos, dona Maria de Lurdes concluiu mais um curso. “Foi ótimo participar, foi um aprendizado a mais. Estou aprendendo cada dia mais. O curso de Vagonite eu fiz também. É uma distração, eu fui bem recebida”, destaca a aposentada.

As 31 mulheres que fizeram o curso de Confecção de Ovos de Páscoa receberam os certificados das mãos da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Aureamélia Soares. O curso foi ministrado durante uma semana para duas turmas, sendo dois dias para cada turma, no Centro de Artesanato Edmée Chaves Assunção.

“Estamos encerrando mais uma turma do Curso de Ovos de Páscoa. Estou feliz porque estou vendo mulheres crescerem, e quem sabe terem o próprio negócio. Já tivemos outros cursos e semanalmente teremos atividades para nossas mulheres. Eu já ouvi vários testemunhos de pessoas que já estão vendendo. Agradeço à Prefeitura de Caxias, em nome do prefeito Fábio Gentil”, ressalta a secretária de Políticas para as Mulheres.

O curso veio como uma grande oportunidade de geração de renda neste período da Semana Santa.

“Eu tinha vontade de fazer e agora eu vou continuar. Todos os cursos que tiver aqui agora eu vou fazer. Eu vou fazer ovos pra vender. Domingo de Páscoa lá em casa na Baixinha perto da escola Santa Catarina de Labouré, perto das tabocas, eu vou vender ovos de páscoa no valor de R$ 2,00”, disse Maria Rosane, artesã.

“Algumas já sabiam, mas todas são inteligentes e aprenderam logo. A gente fez ovos de chocolate e trufas. Um curso desse você faz e já ganha os seus trocados. Já tem mulher ganhando dinheiro”, frisa Rita de Kássia, instrutora do Centro de Artesanto.

Este foi o 3º curso oferecido pelo Centro de Artesanato somente em 2019. Já foram ministrados os cursos de Tiaras carnavalescas e Vagonite em fitas para panos de pratos. Mas outros cursos também serão oferecidos para as mais de 1.500 mulheres cadastradas.

“O nosso objetivo foi fazer com que as mulheres ganhassem um extra até a Páscoa. Então, a gente apostou e viu que deu resultado. Nós estamos pensando no mês das mães, em realizar uma feira só para as mães empreendedoras. Ainda é um projeto, mas acredito que vai dar certo. As mulheres que tiverem interesse, é só nos procurar”, diz Lays Rios, coordenadora do Centro de Artesanato Edimée Chaves Assunção.

Veja mais fotos:

Palavras chaves: ,