A Prefeitura de Caxias vai ampliar a parceria com o SENAC Caxias. A confirmação veio por meio de secretários municipais, que transmitiram ao Diretor do Departamento Regional do SENAC, José Ahirton Batista Lopes, nessa sexta-feira (23), a mensagem do prefeito Fábio Gentil de ampliar o número de pessoas qualificadas pela instituição em 2020.

Aproximadamente 6 mil funcionários públicos devem ser capacitados para atender melhor e com mais qualidade aos caxienses. O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Prof. Chiquinho, e Aureamélia Soares, secretária de Políticas para as Mulheres, representaram a administração municipal no encontro com o Diretor Regional do SENAC no Maranhão.

“Nós temos o Programa Mais Renda Mulher que será implantado em Caxias, onde será lançado oficialmente ainda. Esse programa vai fortalecer as mulheres e o intuito é dar autonomia à mulher para que ela seja inserida no mercado de trabalho. A parceria com o SENAC vai permitir essa capacitação para que as famílias possam participar desses cursos”, lembra Aureamélia Soares.

“Nós vemos a importância da qualificação profissional. No próximo ano, a Prefeitura de Caxias deve ampliar para 6 mil funcionários públicos. A presença do Dr. Ahirton hoje aqui em Caxias reforça essa parceria com possibilidade de que o município invista cada vez mais nas pessoas”, lembra Prof. Chiquinho.

Também participaram da reunião, que ocorreu na sede do Centro de Educação Profissional de Caxias, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), uma empresária e um presidente de associação, ambos beneficiários das ações do SENAC na cidade.

“É uma instituição reconhecida nacionalmente e de uma credibilidade. Essa parceria com o SENAC é maravilhosa”, lembra Clênia Ramos, empresária.

“Nós trazemos os resultados do que está acontecendo no Residencial Eugênio Coutinho. Foi uma honra termos recebido esse convite para que a gente possa falar da parceria e da transformação da qualidade de vida das pessoas por meio dos cursos de artesanato que temos conseguido com o SENAC”, lembra Wagner Monte, presidente da Associação de Amigos e Moradores do Res. Eugênio Coutinho.

Outra novidade é que o SENAC Caxias deve ser ampliado, ganhando espaços para moda e laboratório de gastronomia. Atualmente, o Centro de Educação Profissional de Caxias oferece 51 cursos diferentes, abrangendo 128 turmas anualmente.

“Tanto a empresa quanto o poder público sentem necessidade de estar mais junto de nós. A gente tem muita disponibilidade de fazer esse trabalho e ampliar esse trabalho. Há um determinado momento que a gente para na questão de recurso, mas cada um faz a sua parte. Nós temos a necessidade de instalar mais duas unidades, uma na área de hotelaria, uma cozinha pedagógica, e também uma parte na área de moda, então a gente pensa que é hora de ampliar um pouco”, disse José Ahirton Batista Lopes.

“É um momento que o diretor preza muito por esse contato direto, abrindo o diálogo com a cidade, recebendo algumas representatividades. E entendemos que para Caxias estão nascendo novidades, como o laboratório de gastronomia e a melhoria de um laboratório de moda. Então, ele sai satisfeito e acreditando que o investimento para Caxias vale muito a pena”, ressalta Rosy Bonfim, gerente do SENAC Caxias.

Palavras chaves: