Após assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Caxias, foi realizada a aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Municipal de Caxias para 52 pessoas aprovadas no último concurso público. A prefeitura vai convocar de imediato 30 novos guardas e os demais conforme a necessidade. Serão mais de 500 horas de curso, sendo que o último módulo será de armamento e tiro.

“Hoje estamos iniciando mais uma etapa, e estamos mais uma vez para somarmos e firmarmos nosso compromisso em trabalhar ajudando a segurança pública”, ressalta José Aroldo (Morais), aluno do curso de formação.

“O curso de formação nos prepara para o dia a dia, para que a gente saiba como agir, é importante que a gente tenha esse conhecimento, sempre observando as leis”, frisa Stéfany do Nascimento, aluna do curso de formação.

“Nós queremos agradecer a Deus por estar aqui, dizer para a sociedade caxiense que todos os nossos instrutores são gabaritados, de alta qualidade e eficiência. Dizer que somos fortes, mas juntos seremos imbatíveis”, reforça Tenório, aluno do curso de formação.

“Nós tivemos essa preocupação de formar também todos os nossos classificados e o nosso gestor nos ouviu e, com isso, a gente vai qualificar profissionais para que no futuro possam assumir suas funções”, afirma Inspetora Roseane, comandante da Guarda Municipal.

“Nós já tivemos muitos benefícios da prefeitura, como estrutura, viaturas, o Plano de Cargos e Carreiras. Esse curso que temos para a Guarda, no terceiro módulo ele traz o armamento e tiro, nós vamos contar não apenas com os 30 aprovados, mas também com todo o efetivo pra que a gente trabalhe mais próximo das forças de segurança”, disse Sargento Mesquita, secretário de segurança.

Prefeitura de Caxias, Câmara Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar estiveram representados no evento. Os seus respectivos representantes destacaram a importância da integração entre as polícias e a valorização da Guarda Municipal.

“Com certeza eles vão sair daqui bem capacitados e também com certeza vamos ter outras parcerias para que a gente possa oferecer melhores condições de segurança para a nossa sociedade”, disse Márcio Silva, comandante do 2º BPM.

“A formação é importante para o reforço da Guarda em Caxias. No tocante à integração, isso é uma realidade que as forças de segurança já vêm enfrentando, e tem que acontecer. Todas as instituições trabalham infelizmente com alguma deficiência, mas integrados, essas deficiências diminuem”, lembra Jair Paiva, delegado regional.

“Esse é o início da ação preparatória dos jovens que irão compor a segurança do nosso município para bem servir à sociedade”, destaca Catulé, vereador.

“Eu me sinto muito feliz como vereador em ver a valorização da Guarda Municipal pelo nosso prefeito Fábio Gentil, para que os nossos guardas possam cuidar do nosso patrimônio”, frisa Ramos, vereador.

“A gente está aqui junto para ajudar no que for possível para a melhoria da segurança pública”, lembrou Gentil Cantanhede, vereador.

Para o prefeito Fábio Gentil e o vice Paulinho, a prefeitura demonstra com ações a valorização da segurança pública.

“A gente fica muito feliz com essas novas pessoas que estão iniciando o curso de formação da Guarda Municipal, que vão estar aptas para desempenhar a segurança do nosso município. Com isso, a nossa cidade vai estar com mais segura”, disse Paulinho, vice-prefeito.

“É importante que a gente gere oportunidades, e foi isso que a gente fez. Inicialmente vamos precisar de 30, mas pode ser que a gente precise de mais. Ou seja, serão 52 pessoas formadas que serão valorizadas, e o principal: vão proteger o patrimônio público do nosso município que é do nosso povo. Mais uma vez, a Prefeitura de Caxias faz a sua parte”, afirma  Fábio Gentil, prefeito de Caxias

Veja na reportagem:

Palavras chaves: , ,