O Núcleo de Educação em Saúde (NES) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou ações educativas em saúde durante toda essa semana em alusão ao Dia Mundial Contra a Raiva, que é lembrado no dia 28 de setembro. As atividades foram realizadas em algumas escolas da rede municipal de ensino, como U. I. M. Paulo Freire e a U. I. M. Joaquim Francisco.

Foram dadas informações sobre a doença, vacinação animal e como proceder em caso de agressão ou de suspeita em animais.

“Essas ações são super importantes para a população, pois recentemente estão acontecendo muitos ataques de raposas a humanos, sendo considerado um comportamento suspeito da doença. Por isso, é importante darmos informações sobre como as pessoas devem proceder em caso de agressão ou se encontrar algum animal suspeito”, afirmou Maryanne Morais, Chefe do NES/UVZ.

Mais ações serão realizadas em equipamentos da rede de Assistência Social e em vias e logradouros públicos.

A Raiva é uma doença mortal, transmitida por vírus presente na saliva de animais infectados, como cães, gatos, morcegos, raposas, entre outros. A transmissão é feita por meio de mordedura, arranhões ou lambeduras. Caso seja agredida por algum animal, a pessoa deve se dirigir para a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Se avistar algum animal com comportamento estranho ou sintomas suspeitos, comunique imediatamente à UVZ

Palavras chaves: ,