A campanha Dezembro Vermelho, de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), continua com ações educativas, preventivas e diagnósticas. Desta vez, as atividades foram realizadas no antigo prédio onde funcionava o Fórum de Caxias, na Praça Gonçalves Dias, para os servidores municipais e a população em geral.

Dentre as IST trabalhadas na campanha estão a AIDS, sífilis e as hepatites B e C, como explica o psicólogo do CTA, Lígio Raison. Ele também ressaltou o empenho das equipes para que as ações sejam efetivas e haja adesão da população às ações da campanha.

“Nossa equipe está empenhada para que façamos um número muito maior de testagem para que, à medida que os soros reagentes foram aparecendo, nós encaminhemos imediatamente para o centro de tratamento, que é o SAE”, explica Lígio Raison.

A ação está sendo realizada pela Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).

Além das orientações preventivas, foram distribuídos preservativos e realizados os testes rápidos.

“Esses testes são muito importantes, toda vez que eu vejo eu faço. É sempre bom fazer para prevenir”, destaca Francisco dos Santos, aposentado.