Para garantir a qualidade da água fornecida à população, principalmente neste período de chuvas intensas, o SAAE Caxias intensifica os trabalhos, principalmente na limpeza e manutenção preventiva realizadas nos poços das zonas urbana e rural e também nas estações de tratamento de água localizadas nos bairros Ponte e Volta Redonda.

“Neste momento de chuvas intensas, a gente está com a atenção redobrada. O tratamento de água requer um melhor acompanhamento. Surgem mais vazamentos na rede de abastecimento de água da cidade e também enfrentamos o problema de oscilação de energia elétrica que interfere no funcionamento dos poços e estações, atrapalhando o fornecimento de água”, explica o diretor do SAAE Caxias, engenheiro Arnaldo Arruda.

As limpezas das estações de tratamento de água de Caxias são realizadas a cada 15 dias, nas quartas-feiras, geralmente no horário da noite. De acordo com o coordenador de produção e qualidade do SAAE Caxias, Edson Mauro, o trabalho de limpeza e manutenção corretiva é fundamental neste período de chuvas porque aumenta a quantidade de sedimentos e sujeira no leito do Rio Itapecuru, principal fonte de captação de água da cidade.

“Neste período invernoso, a quantidade de sedimentos que é carregada pela água do Rio Itapecuru aumenta muito, se multiplica, e nas etapas do processo de tratamento de água – nas primeiras etapas de coagulação, floculação e decantação – eles se acumulam ao longo do tempo nos tanques e para garantir a qualidade da água é preciso retirar esses sedimentos, ou seja, a limpeza, evitando que eles passem para as etapas posteriores de tratamento da água, como a filtração. E pra evitar sobrecarregar os filtros, a gente faz as manutenções preventivas”, enfatiza.

O SAAE Caxias orienta que em toda interrupção no abastecimento de água a população deve entrar em contato com a autarquia por meio da Central de Atendimento 115 ou o WhatsApp corporativo (99) 9 8833-4905, além das redes sociais Instagram (@saaecaxias) e Facebook (SAAE Caxias).