A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou na noite desta segunda-feira (13), após reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), que os 2 primeiros casos que testaram positivo para a covid-19 em Caxias são o da secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, e o do filho dela. “Ambos estão em casa, em isolamento social, sem complicações e seguindo recomendações médicas”, diz a nota.

Desde o início dos primeiros sintomas, em 3 de abril, ela se afastou das atividades para que não houvesse a propagação do vírus junto aos colegas de trabalho. Mesmo assim, toda a equipe técnica da Secretaria de Saúde que teve contato direto ou indireto com a secretária será notificada para as orientações cabíveis.

O comitê, em Boletim Epidemiológico divulgado neste domingo (12), já havia informado a existência dos primeiros 2 casos confirmados da covid-19.

A nota oficial finaliza destacando a importância do isolamento social para que a população esteja protegida.e que “a mobilidade urbana é um risco para todos”.

Atualmente, o município conta com 154 pessoas notificadas à Vigilância Epidemiológica; 38 suspeitos em monitoramento; 24 aguardam resultado; 16 pessoas foram descartadas por exame e 98 casos foram descartados por tempo de isolamento.

Os números do Maranhão dão conta de que no estado são 478 casos confirmados; 58 pessoas estão em UTIs; 87 estão internadas em enfermarias; 68 pessoas foram recuperadas; e houve 32 óbitos.

Agora, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias passa a ser o Centro de Referência para o enfrentamento aos casos confirmados da covid-19, pois a unidade foi adequada e conta com respiradores para assistir as pessoas que precisam de atendimento.

Palavras chaves: