A Prefeitura de Caxias segue com os atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, localizado no bairro São Francisco, neste período de pandemia do covid-19. Os atendimentos estão sendo realizados com todo o cuidado necessário para garantir a segurança e a saúde dos profissionais e pacientes.

“Manter esse atendimento vai ajudar a não congestionar a rede de saúde clínica nos postos e hospitais e colabora também com a não progressão do caso dos assistidos. Além de ajudar no atendimento a casos novos ocasionados pela própria pandemia, como sintomas de depressão e ansiedade”, explica a enfermeira especialista em saúde mental, Deborah Pinheiro.

Os atendimentos psiquiátricos são de segunda à quinta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Já os atendimentos psicológicos são realizados nas segundas e terças-feiras. Pra quem necessita de atendimento em caráter de urgência, a unidade funciona 24 horas com cuidados de enfermagem. Atualmente, o CAPS III funciona em lotação máxima, com seis pacientes internos em situações de crise, que recebem os cuidados necessários até estarem estáveis e poderem retornar ao seio familiar.

As atividades terapêuticas diárias estão suspensas até o fim da pandemia. Segundo Déborah, as medicações estão sendo fornecidas regularmente aos pacientes cadastrados na terapia ocupacional. “A gente pede a compreensão de todos neste período porque fizemos mudanças na rotina, mas com a disposição para atender a todos os que precisam”.

Centro de Atenção Psicossocial  (CAPS) III
End.: Rua São Francisco, 876, bairro São Francisco.

Palavras chaves: