Caxias recebeu nesta quarta-feira (03), do Governo Federal, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MA), mais uma remessa de 2.466 doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19, para imunizar as pessoas que tomaram a primeira dose.

“Vamos manter a mesma estratégia da primeira dose, porque deu certo. Vamos com as equipes volantes indo em busca dos profissionais tanto nas UBS’s, quanto nos hospitais para imunizar esses profissionais que estão na linha de frente”, disse Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Quanto a vacina de Oxford/AstraZeneca, ela afirma que já há uma equipe imunizando os profissionais da área nas unidade ambulatoriais. Até esta quarta-feira (03), das 2.040 doses, já haviam sido administradas 1.070 doses. “Nem todos os hospitais foram contemplados com a mesma vacina, tem uma parte contemplada com CoronaVac e outra com Oxford”, disse Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Segundo ela, quem recebeu a primeira dose da CoronaVac, receberá a segunda dose após os 21 dias da primeira dose, enquanto a vacina Oxford, a segunda dosagem será em 90 dias, após a primeira dose.

Para o secretário municipal de saúde, Carlos Alberto Martins, a primeira demanda, que era imunizar os profissionais de saúde foi concluída em tempo recorde.

“Estamos recebendo a segunda dose em tempo recorde com prazo suficiente para nos programar e complementar, assim a imunização de todos esses profissionais da linha de frente no trabalho da saúde e que estão atendendo pessoas contra a covid-19”, explica.

O secretário Carlos Alberto Martins, voltou a reforçar as medidas protetivas de prevenção à doença. “Precisamos continuar praticando o distanciamento social, o uso de máscara, uso de álcool de geral e a lavagem das mãos, ou seja, todas pois a guerra ainda não terminou para coibir esse vírus”, avaliou.

O secretário de saúde, enfatiza que é preciso reduzir as taxas de infeção e, para evitar um lockdown, que é proposto pela Defensoria Pública do Estado. “Temos que tomar todos os cuidados para que nós não percamos esse controle”, finalizou.