A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, lançou na manhã desse sábado (06), na Escola Municipal Ezíquio Barros, no Residencial Vila Paraíso, uma turma do Programa Arte e Música já desenvolvido pela pasta.

O projeto vai atender crianças em aulas de Ballet. A princípio, o projeto será desenvolvido com turmas de 15 crianças, pois seguirá as normas sanitárias, visando evitar a disseminação da covid-19, mantendo o distanciamento social, uso de máscara e uso de álcool em gel 70%.

“É importante porque dá mais disciplina e comprometimento para a criança, e mais concentração na aula. Mas, com certeza vai melhorar”, frisa Ana Maria, mãe.

“É interessante, antes eu já fazia. É realmente muito bonito, além de ser elegante. Eu acho que sim, e espero que melhore também nas nossas aulas”, lembra Maria Eduarda, aluna.

“Eu tive sonho de ser bailarina e só tenho que agradecer à Secretaria da Mulher porque eles são ótimos. Eu já estou há três anos”, diz Lara Lorrane, aluna do Ballet.

O projeto chega à comunidade por meio de uma parceria entre, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a União de Moradores do Residencial Vila Paraíso.

“Esse projeto é muito importante. A gente pensou nas crianças que nesse período da pandemia estão em casa. Nós procuramos a Secretaria da Mulher que abraçou a ideia e esse é um de muitos outros projetos”, destaca Vera Ildes, integrante da União de Moradores da Vila Paraíso.

A União de Moradores está de parabéns, e a Secretaria da Mulher, além do nosso Prefeito, por acreditar e dar oportunidade às crianças, onde elas tiverem. Como Secretaria de Educação, estamos aqui para acompanhar o desenvolvimento das crianças”, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Eu acredito que seja o caminho agregar à família. E, essas crianças estão aqui com o propósito de elevar sua auto estima, a disciplina, e tudo isso faz parte do empoderamento que deve começar desde criança”, frisa Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

“O nosso programa é um dos ramos do PMM, onde com esse programa onde nós valorizamos a dança, nós queremos estar mais próximo das mulheres. Nós queremos deixar claro, que desde criança devemos trabalhar a nossa sociedade, homens e mulheres para evitar discriminação. O ballet pode ser praticado por meninos e meninas, assim com o esporte do Judô, pode ser praticado por meninas e meninos. Com esse projeto podemos chegar até às famílias”, lembra Márcia Marinho, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Atualmente, o Programa Arte e Música assiste mais de 270 crianças em todo o município, e funciona como uma continuidade do Programa Mulheres em Movimento da Secretaria da Mulher, pois muitas mães levavam as crianças para as aulas do PMM, e elas não tinham atividades para serem desenvolvidas.

“A gente já trabalhava com as mães do PMM, e o ballet nasceu para ocupar as crianças que elas levavam para as aulas. Então, a gente buscou uma atividade que, além de ensinar o ballet, também trabalha com o empoderamento da menina, trabalha todas as fases do empoderamento para que ela se torne uma cidadão conhecedora dos seus direitos. O projeto vai funcionar todos os sábados, neste primeiro momento vamos trabalhar somente com 15 alunas por aula, com máscara, álcool em gel, para evitar o risco de contaminação. Temos duas turmas e já temos uma turma de espera”, explica Nando Santos, coordenador do PMM e Programa Arte e Música da Secretaria de Políticas para as Mulheres.