O município de Caxias (MA), começou nesta quarta-feira (10), a aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac contra a covid-19.

Neste momento, estão sendo vacinados os primeiros profissionais de saúde que foram imunizados e atuam na linha de frente da pandemia.

“Sensação muito agradável, porque além da gente está seguro com a imunização, levamos essa segurança aos nossos familiares e pacientes”, disse Julia Torres, Técnica em Saúde Bucal.

A segunda dose da CoronaVac, chegou aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da covid-19, nas unidades hospitalares, e unidades básicas de saúde, a exemplo da UBS dos Caldeirões.

“Passamos pela primeira dose que foi muito importante, chegou no dia certo, que é 21 dias depois da primeira dose; esta segunda dose que nos deixa seguro, porque aumenta nossa imunidade contra a doença”, frisou Débora Andrade, Agente Comunitária de Saúde.

Antony Azevedo, cirurgião dentista da UBS Caldeirões, também recebeu a segunda dose da CoronaVac falou: “Sensação de alívio, esperança de poder voltar à normalidade; poder abraçar os entes queridos. Esperança também que não ocorram casos graves, e não tenhamos colapso na saúde”, destacou o cirurgião dentista.

De acordo com Ivo Ferro, enfermeiro da Vigilância Epidemiologia, os profissionais terão uma resposta imunológica e um resultado positivo da vacina.

O trabalho está sendo realizado em forma de mutirão, com as equipes indo ao encontro dos profissionais de saúde nas unidades. Assim como na primeira etapa, serão vacinados 2.466 profissionais de saúde da rede pública e privada de Caxias, pois todas as pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac precisam receber a segunda dose.