Durante dois dias, os técnicos da Coordenação Municipal do Programa Bolsa Família e Cadastro Único de Caxias receberam capacitação ministrada por representantes do Bolsa Família e Cadastro Único Estadual, a fim de debater o fortalecimento do programa.

Na ocasião, foram lançadas duas campanhas. Uma é a Tarifa Social, uma parceria entre o Governo do Estado, a empresa de energia Equatorial e a Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), onde a família com renda de até meio salário mínimo pode ter acesso ao benefício de redução do valor da conta de energia. A outra campanha tem como foco as gestantes, a fim de que elas possam se identificar no início da gestação ao Cadastro Único para receberem ajuda mais cedo.

“Nós estamos aqui para capacitar os técnicos do Bolsa Família e Cadastro Único e para lançar duas campanhas. Uma é a da Tarifa Social e a Campanha das Mulheres Gestantes do Bolsa Família. A Campanha Tarifa Social contempla as famílias que estão dentro do perfil para que possam receber. Já sobre a campanha para as gestantes, nós viemos informar que elas precisam comunicar que estão gestantes logo no começo para garantia do recurso no início até o primeiro trimestre do nascimento”, frisa Ana Gabriela, secretária adjunta de Renda e Cidadania do Maranhão.

“As famílias de baixa renda que podem ter o benefício da Tarifa Social são aquelas com renda por pessoa de meio salário mínimo. Então, essa família ela vai fazer o seu cadastro na Assistência Social do município e aquele número de NIS ela leva pra fazer o cadastro na Equatorial Maranhão para ter o benefício da Tarifa Social”, firma Samuel Freitas, consultor comercial da Equatorial.

Atualmente, mais de 19 mil famílias recebem o benefício em Caxias. Para os beneficiários e o secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Prof. Chiquinho, o projeto da Tarifa Social vai ampliar ainda mais as famílias beneficiadas em Caxias, uma vez que o município já possui mais de 7 mil famílias tendo desconto na conta de energia que varia de 10% a 65%.

“É importante porque vai gerar mais renda pra cidade. É muito importante porque, como nós somos de classe baixa, a gente vai gerar mais renda e vai ter mais recurso, vai sobrar mais dinheiro em casa”, disse Eronilde Ferreira, beneficiária do Bolsa Família.

“Hoje nós recebemos treinamento de 150 pessoas que vão fazer essa busca das pessoas que podem fazer a Tarifa Social de energia, a exemplo do CRAS, Criança Feliz, Saúde, dentre outras. Os agentes comunitários de saúde são fundamentais”, afirma Inês Torres, coordenadora do Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

“Em Caxias, nós já desenvolvemos o Programa da Tarifa Social desde 2017, beneficiando 7.334 famílias, com uma economia de mais de R$ 2 milhões para o município de Caxias. É um dinheiro que circula a mais desde 2017. Mas é muito bom que esse programa chegue por que famílias que estão no Cadastro Único tem perfil pra receber, mas ainda não recebem, então vai ser mais oportunidade”, afirma Prof. Chiquinho, secretário da SMADS.

Veja mais fotos:

Veja na reportagem: