Nesse sábado (18), a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e demais órgãos que integram a Rede de Proteção à Mulher no município, participaram do encontro intitulado “Caxias na Prevenção à Violência Contra a Mulher”.

“A palestra tem o objetivo de fortalecer a rede de proteção à mulher. A ideia é conhecer um pouco mais e dar mais ênfase ao combate à violência contra a mulher”, afirma Elisa Torres, secretária municipal adjunta da Mulher.

“É importante discutirmos esse assunto, estamos sempre querendo ocupar esses espaços. Para muitos a pessoa com deficiência deve ser acomodada, e quando ela busca o espaço, as pessoas ficam abismadas, até mesmo nos relacionamentos, a impressão que as pessoas têm é que a pessoa com deficiência não deve namorar ou casar, e porque isso não deve acontecer?” destaca Maria Raquel, presidente da Associação de pessoas com deficiência física de Caxias.

“É importante ouvir, e além disso é fundamental sermos multiplicadores para que possamos passar por essa formação contínua”, afirma Maria Júlia, coordenadora do Centro Educacional São Francisco de Assis.

“A Câmara Municipal também criou a Procuradoria da Mulher. Estou encantada por representar as mulheres na Câmara. Caxias vai ganhar a Casa da Mulher Maranhense e isso vai ajudar muito as mulheres”, destaca Ângela Machado, vereadora.

“Temos visto o quanto o índice de feminicídio está aumentando, nós devemos empoderar essas mulheres de conhecimentos, para que elas possam escolher o que é melhor para sua vida”, frisa Jesus Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

“A mulher hoje não é mais vista como tradicionalmente se via. A cada dia devemos unir forças em defesa dos direitos da mulher”, ressalta Silvia Maria, fundadora e presidente do Instituto Cuidar.

O evento contou com palestras de Susan Lucena, advogada e diretora da Casa da Mulher Brasileira, que abordou o tema “Violência doméstica e a rede de proteção da mulher no Maranhão”, e Jéssica Goulart, advogada na Secretaria de Articulação Política do Estado.

“A palestra é sobre a necessidade da Proteção da Mulher contra a violência. Daqui partimos para Codó, Cândido Mendes, Godofredo Viana, a ideia é levantar a bandeira do enfrentamento à violência contra a mulher, e incentivar as mulheres a ocupar espaços de poder”, afirma Jéssica Goulart, advogada na Secretaria de Articulação Política do Estado.

“Nós mulheres temos as mesmas capacidades e precisamos ocupar os mesmos espaços e ter paridade. O enfrentamento à violência também passa pela representatividade, aqui em Caxias terá a Casa da Mulher Maranhense, a 2ª do Estado, é muito importante que estejamos conversando sobre a implementação das políticas públicas”, afirma Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Maranhense em Caxias vai reunir os seguintes órgãos: Delegacia da Mulher, Promotoria da Mulher, Defensoria da Mulher, Vara de Violência Doméstica e Familiar, Patrulha Maria da Penha, atendimento psicossocial e encaminhamento para o mercado de trabalho por meio da autonomia econômica. O órgão deve começar a ser implantado até o final deste ano de 2021.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e a secretária municipal de Governo, Amanda Gentil, também estiveram no evento que tem a missão de trabalhar o fortalecimento da rede de proteção à mulher e incentivar as mulheres a ocupar espaços de poder e decisão.

“Eu fico honrada em participar de um governo que valoriza a mulher. A cada momento que participamos de eventos, estamos trabalhando para trazer políticas em benefício da mulher. O governo do prefeito Fábio Gentil está presente na vinda da Patrulha Maria da Penha para Caxias, o isolamento trouxe mais violência e temos que combater. Caxias vai ganhar a Casa da Mulher Maranhense, e com certeza vamos trazer mais projetos em prol da mulher e da sociedade caxiense”, afirma Amanda Gentil, secretária municipal de Governo da Prefeitura de Caxias (MA).

“Nosso governo está pautado na defesa dos direitos da mulher. Trazer a Patrulha Maria da Penha foi uma forma de valorizar a mulher, e agora com a vinda da Casa da Mulher Maranhense, que será um órgão de representatividade da mulher, é uma garantia de que as mulheres caxienses estão sendo respeitadas”, frisa Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).