Com o título “Educação e Justiça: Versos Empenhados contra a Violência”, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (MA), realizou o encerramento das atividades com premiação de 10 melhores poemas produzidos pelos estudantes sobre os direitos das mulheres e o combate à violência, em alusão a Semana Escola no Combate à Violência contra a Mulher, que foi criada pela Lei nº 14,164 de 10 de junho de 2021.

A solenidade realizada no auditório da Prefeitura Municipal contou com a presença das secretárias municipais, representante do Poder Judiciário, Câmara Municipal, Conselhos, pais e mães dos alunos, professores, gestores e estudantes que integram as unidades escolares onde o projeto foi realizado.

“Discutir violência, cidadania e participação na sociedade é fundamental desde o início, aproveitando cada etapa e a linguagem adequada. Acho extremamente louvável a iniciativa da Secretaria de Educação, por permitir através da arte a conscientização das crianças, quais são suas percepções e expectativas em relação à superação da violência”, destaca Marcela Lobo, juíza.

“A educação vai mostrar de forma didática e lúdica como enfrentar a violência contra a mulher. É um projeto de lei importante que precisa ser implantado na educação”, reforça Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

“Quero parabenizar a Secretaria Municipal de Educação por abraçar essa causa, porque esse projeto é de grande valia para a nossa sociedade, para que as crianças possam ser criadas em um ambiente sem violência”, destaca Cinthya Lucena, vereadora.

“Trabalhar com as nossas crianças é trabalhar com a igualdade de gênero. Além disso, é necessário trabalhar essa temática, que é uma questão de saúde pública. Nós, enquanto conselho, estamos apoiando a causa de enfrentamento à violência contra a mulher”, destaca Jesus Andrade, presidente do Conselho de Direitos da Mulher.

Os estudantes ao longo do mês de março de 2022 realizaram produções textuais em forma de poema, abordando a Lei Maria da Penha, que pune a violência contra as mulheres.

Das 52 escolas participantes, as 10 melhores produções de 10 escolas diferentes foram selecionadas, sendo apresentados e premiados com um kit escolar. O grande vencedor foi o aluno Luís Felipe, da escola Raimunda Barbosa de Jesus, que apresentou o poema com o título: Mulheres fortes.

“É legal, porque é um passo na vida. A violência acontece em vários lugares, é importante que as pessoas saibam disso para que seja impedido”, disse Luís Felipe, aluno vencedor.

“Nós sabemos que a educação é o caminho para um futuro melhor. É importante que as crianças saibam dessas causas. Eu acredito que a educação liberta”, frisa Cláudia Maria, mãe.

“Foi um trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, onde já trabalhava a temática, mas agora faz parte da grade curricular da educação”, disse Elisa Torres, secretária municipal adjunta da Mulher.

“O Projeto Educação e Justiça – Versos Empenhados, vem responder a lei que institui a Semana de Combate à Violência. A importância é a realização de um concurso. Eles observaram vários textos, vídeos, podcasts e a partir daí eles construíram um poema que trata da temática do combate à violência contra a mulher”, frisa Kerleiane Oliveira, Técnica da Semect.

“Estamos trabalhando com os poemas, já que nossos alunos são talentosos. E, surgiu o projeto, com o objetivo de que as crianças estudassem a Lei Maria da Penha e produzissem o texto. Ademais,  conversamos com a Secretaria da Mulher e a OAB. Hoje nós premiamos os 10 melhores poemas”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).