A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou nessa sexta-feira (26), o Dia D Pop para pessoas em situação de rua. A proposta é uma vez a cada mês oferecer uma série de serviços ao mesmo tempo para as pessoas em situação de rua atendidas em Caxias (MA) pela secretaria, através do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de rua (Centro Pop), que funciona na Rua 1º de agosto no Centro, em frente a sede da SMADS.

“É muito importante porque as vezes nem na nossa família a gente não tem esse suporte”, disse Raquel da Silva, pessoa em situação de rua.

Todo final de mês, a última sexta-feira do mês nós vamos oferecer esse momento, porque nós queremos oferecer para eles, a autoestima, mesmo que eles já tenham essa assistência diária com vários serviços aqui no Centro Pop“, destaca Nádia Corrêa, assistente social do Centro Pop.

Durante a ação foram ofertados diversos serviços, como: café da manhã, bazar solidário, atendimento jurídico, psicológico, médico e fisioterapêutico, e testagens de Hepatites B e C e Sífilis.

O atendimento é especializado porque cada pessoa tem uma forma de existir, e principalmente para uma pessoa em situação de rua, eles têm uma situação bem própria, então é bem diferente o atendimento. A maioria precisa de encaminhamento, porque a maioria usa drogas como ajuda para enfrentar a situação que eles vivem”, destaca Mauriane Lima, psicóloga.

A secretaria está promovendo todo final de mês. Nós temos o corte de cabelo, design de sobrancelhas, café, temos uma bazar, temos roupa de cama, roupas para o dia a dia, toalha de banho, testagem rápida, porque eles não têm esses serviços. Claro que nós estamos aqui todos os dia, estamos de portas abertas”, disse Maciane Pereira, servidora da SMADS.

Hoje é o Dia D especial para eles. Nós trazemos um momento todo especial, trazemos um momento de música, um espaço beleza, um bazar para acesso a roupa, é uma atividade diferenciada. Nós realizamos essa atividade uma vez por mês e tem sido uma experiência muito positiva”, destaca Lybbia Cantanhede, secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).