A Prefeitura Municipal de Caxias (MA) por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, lançou no último dia 28 de outubro o Projeto Ação Social e Cidadania para os povos Tradicionais de Caxias (MA).

Na última terça-feira (01) mais uma ação foi realizada com palestra foi realizada na Tenda São Jerônimo, no bairro Refinaria.

Durante a ação foram desenvolvidos vários serviços socioassistenciais e de saúde, dentre eles: espaço de beleza, marcação de consultas preventivas para as mulheres e homens, bem como a realização de Palestras relacionada à Saúde da Mulher através da Enfermeira do Núcleo Multidisciplinar da SMADS, Edileuza Sousa.

O projeto é mais um passo na busca da valorização, do reconhecimento e do respeito aos povos e as comunidades tradicionais, que buscam garantir o bem-estar social e levar os serviços da assistência social para as comunidades. A ação visa contribuir para a promoção dos direitos humanos dos povos tradicionais, bem como para a inclusão produtiva desses grupos por meio de ações de capacitação, assistência técnica e gerenciamento de projetos. As ações já passaram por algumas comunidades, dentre elas, a do povoado Olho D’água do Raposo.

“Nós estamos levando ações sociais para os povos tradicionais de Caxias (MA) para os povos de terreiros e quilombos, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Além disso, vamos realizar o 2º Seminário Municipal de Povos Tradicionais de Caxias (MA), que vai ser no dia 15 de novembro, no Dia Nacional da Umbanda. Nosso propósito é estruturar os povos tradicionais para que possamos lutar por garantias de direitos. Nós vamos levar artesanato para dentro dos povos, oficinas, dentre outros”, frisa Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva da SMADS.