A cidade de Caxias (MA) recebeu nesta quarta-feira (16), no auditório da Câmara Municipal o encontro presencial do Programa Café com Trilhas promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O encontro reuniu 26 municípios e teve por objetivo garantir que todos eles avancem em ações e alcancem todas as metas do Selo UNICEF 2021-2024 e conquistem ao final a certificação.

“Hoje estamos iniciando uma série de 5 encontros regionais da Busca Ativa Vacinal. Estamos em Caxias reunindo cerca de 26 municípios. Juntando as regiões de Caxias, Imperatriz, Zé Doca, Barra do Corda e São Luís, vamos chegar a 70 municípios. Por isso, a necessidade de visitar os municípios. Para esta atividade nós convidamos 40 municípios, mas 14 municípios não vão estar presentes. Este é o primeiro encontro e nosso objetivo é conversar sobre a vacinação, apresentação da busca ativa vacinal e falar da importância da saúde no Plano Municipal pela Primeira Infância”, destaca Cleilson, parceiro implementador do Selo UNICEF.

“Tudo está interligado. Nós vamos intensificar a exigência legal do cartão de vacina atualizado no ato da matrícula escolar, para que os pais possam atualizar as vacinas das crianças”, destaca Antônio José, representante de Colinas.

“A gente percebeu que a pandemia fez diminuir a vacinação das crianças, então adotamos algumas estratégias através da busca ativa para verificar as crianças que estão sem se vacinar”, destaca Fabiana, integrante da coordenação de Imunização de Caxias (MA).

“Nós temos a coordenação do Programa Saúde na Escola e Assistência Social que nos ajudam a vacinar, e a gente está de olho na carteira para saber se há algum atraso. Como gestão, fazemos o monitoramento das vacinas e sinalizamos às UBSs para as crianças que estão com a vacinação atrasadas. Nosso objetivo é atingir todas as crianças”, lembra Nytale, integrante da Equipe Técnica da Coordenação da APS.

“Caxias está no processo de planificação. A gente foca nas salas de vacinas, imunização, temos unidades que trabalham a humanização com mapa dinâmico. Parabéns a todos que estiviveram em Caxias! São essas trocas de experiências que fazem com que as ideias de uns, se tornem ideias de muitos”, lembra Andreia Almeida, integrante da Atenção Primária.

Durante todo o dia, a Comissão Intersetorial de Caxias ao lado da articulação do Selo UNICEF do município participou com vários profissionais de diferentes órgãos da gestão municipal dentre elas: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT); Coordenação Municipal de Juventude e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outros segmentos de debates sobre ações que devem ser realizadas para ampliar a vacinação no município, detacando que as vacinas potegem e salvam vidas, além de intensificar a busca ativa vacinal.

Outro objetivo do encontro foi trabalhar o compartilhamento de boas práticas e construir o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). “É um prazer imenso Caxias abrir as portas para cada município que aqui está presente, principalmente quando se fala de uma capacitação do Selo UNICEF. Eu quero saudar todos que fazem parte da Comissão Intersetorial e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que são segmentos bastante envolvidos e compromissados com a política da infância e adolescência. Quero agradecer ao nosso prefeito Fábio Gentil que tem investido para fortalecer a nossa política pública para a infância e juventude”, destacou Kiara Braga, articuladora do Selo UNICEF e secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

“Quero agradecer Caxias pela acolhida por este espaço de formação. Para o UNICEF é muito bom está trabalhando no Estado do Maranhão. O trabalho é grande, mas é importante o esforço de todos. Estamos aqui para falar sobre a busca ativa vacinal para que possamos dar acesso às crianças a vacinação. As crianças circulam por todos os setores, então é importante que todos possam colaborar. Na metodologia é importante criar um alerta para que a família seja informada para buscar o posto de vacinação para atualizar a carteirinha de vacinação”, destaca Ana Elise, especialista em Primeira Infância do UNICEF nos territórios da Amazônia, São Luís, Belém e Manaus.