A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou nesse sábado (17) mais uma edição da Feira Gastronômica, dessa vez na Praça Duque de Caxias, no Morro do Alecrim, movimentando o Complexo Turístico Balaiada dentro da programação do Natal Iluminado. O local recebeu centenas de visitantes que prestigiaram as comidas e o melhor da boa mesa caxiense.

“A gente trouxe galinha caipira, assado de panela, carne de porco e boi e galinha no leite de coco. Esse espaço aqui no Morro do Alecrim é muito bom, porque o público é maior e a localização ajuda mais”, disse Cleide Pinho, vendedora.

“Hoje eu trouxe baião de dois, arroz de cenoura, purê de batata, salada e farofa com bacon. A Feira é uma ótima criação e aqui nesse espaço é muito melhor, porque tem mais público e as pessoas gostam desse local”, disse Conceição de Maria, vendedora.

Além da Feira Gastronômica, o momento ficou ainda mais especial com a realização do IV Encontro de Sanfoneiros, organizado pelo Programa Madrugada Nordestina. O evento reúne sanfoneiros de Caxias e Região, além de outros estados.

“É muito bom marcar presença mais uma vez aqui no Encontro de Sanfoneiros e comemorar o que seria os 110 anos de Luiz Gonzaga. O Forró tradicional nunca deixou de ser acompanhado pelas pessoas”, disse SilSil e Banda.

“O objetivo do Encontro de Sanfoneiros é divulgar Caxias por meio da cultura forrozeira e está dando certo. Esse encontro ajuda a manter a nossa cultura e divulga a cidade, é um ponto de convergência para os amantes da boa música. Estamos também homenageando os 110 anos de Gonzagão. Nós abrimos com SilSil e Banda e vamos fechar com Socorro e Mazé”, disse Andrade Peso Pesado.

Os amantes da cultura forrozeira compareceram e prestigiaram ao lado de suas famílias um dos momentos de exaltação de Caxias por meio da cultura forrozeira.

“Eu cheguei a ver Luiz Gonzaga em Caxias na festa de São Benedito. É uma história muito boa, o nosso Brasil é rico por conta disso aqui, então essa cultura não pode acabar. Hoje em dia até os jovens tocam sanfona”, disse José Ribamar, espectador.

“Eu gosto do forró de Luiz Gonzaga e outros. O Luiz Gonzaga é o rei do baião. Isso aqui é muito bom”, disse José Bombril, sanfoneiro.

A pequena Maria Juliette de 10 anos, a mais nova sanfoneira de Caxias, falou um pouco sobre o seu interesse pela sanfona. “O meu interesse foi desde pequena, porque meu tio também é sanfoneiro, fui aprendendo com ele e já toco há 2 anos. Eu acho muito legal esse evento, uma das primeiras músicas que eu aprendi foi Asa Branca”, disse Maria Juliete, sanfoneira mirim.

O encontro celebrou os 110 anos de Luiz Gonzaga, o rei do baião, que se estivesse vivo celebraria a data em 13 de dezembro. Este ano, a atração principal foi Socorro e Mazé de Pernambuco (CE).

“É uma maravilha, Caxias é o paraíso. Quero agradecer a todos, ao Andrade do Programa Madrugada Nordestina e ao prefeito de Caxias, Fábio Gentil. Aqui em Caxias eu estou me sentindo em casa. Estamos felizes porque a criançada também está tocando sanfona, isso é sinal de que a cultura nordestina jamais morrerá. Nos ajudem a cultivar a nossa cultura”, disse Mazé, cantora da dupla Socorro e Mazé.