A Campanha Janeiro Roxo, no mês de conscientização e prevenção da hanseníase, foi iniciada oficialmente nesta terça-feira (17) em Caxias. A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Antenor Viana. Na oportunidade, foi realizada palestra sobre o diagnóstico, sintomas, tratamento, estigma e o preconceito sobre a hanseníase.

Cícero Rodrigues, coordenador municipal do Programa de Controle da Hanseníase, falou sobre a importância da campanha. “A abertura se dá aqui na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Antenor Viana, é um momento ímpar que serve para que todas as unidades também possam criar estratégias de trabalho para sua comunidade. Hoje vamos trazer informações para a população que está aqui na unidade, para que possam saber que qualquer mancha é uma possível hanseníase. É importante que todos venham a unidade de saúde fazer uma avaliação com o enfermeiro e o médico para se saber se é ou não hanseníase, caso seja o tratamento estará disponível”, lembrou.

“Antes existia um preconceito muito grande e ainda existe sobre a doença, mas hoje a saúde evoluiu com profissionais capacitados para avaliar se a lesão é ou não hanseníase. Também temos a medicação disponível e gratuita, que o próprio Ministério da Saúde fornece”, frisou a Paula, coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica.

Lucia Regina, médica da UBS Antenor Viana, explicou sobre a doença. “A hanseníase pode ser transmitida por uma pessoa infectada que não está em tratamento e que tenha um contato contínuo e prolongado. Ela se manifesta depois de uns 2 a 7 anos de exposição e em média 5 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde. As manifestações são principalmente lesões de pele, como manchas e as consequências mais graves são as deformidades. Essa campanha visa justamente sensibilizar as pessoas quanto a importância de procurar atendimento médico quando apresentar algum sintoma, pois é uma doença que tem cura e tratamento”, disse.

“Foi uma palestra boa, pois tem muita gente que não conhece essa doença e a pessoa sabendo e tendo informações fica melhor para buscar tratamento”, destacou a usuária da unidade, Maurismer Caldas.

Ao longo do mês de janeiro e durante todo o ano, os caxienses podem procurar as Unidades Básicas de Saúde em busca da prevenção e conscientização sobre a hanseníase, por isso, a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa a todos os cidadãos sobre a importância da busca pela prevenção.