Enquanto de um lado, os idosos se conscientizam sobre a importância de se prevenir contra a violência, do outro tem muita animação com o período junino. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através do Centro de Convivência do Idoso (CCI), do Bairro Ponte, realizou uma roda de conversa com os idosos que são assistidos pelo equipamento sobre o Junho Violeta, que trata sobre o mês de combate a violação dos direitos da pessoa idosa.

A palestra foi ministrada pela equipe de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Pirajá), onde a Assistente Social, Denise Rocha; e a Psicóloga, Iane Costa, repassaram os serviços que as pastas do município disponibilizam para a melhor idade; quais os tipos de violência sofridos por um idoso(a), direitos e canais de denúncias. Na oportunidade, também estiveram presentes o Coordenador dos CCI´s, Luiz Gustavo; a Supervisora do equipamento, Josélia Maria; juntamente com a Nutricionista, Jessica Maria; e demais colaboradores do equipamento.

O Brasil conta atualmente com mais de 31,2 milhões com mais de 60 anos. E, conforme o Estatuto da Pessoa Idosa , é obrigação da família, da sociedade e do Estado garantir à pessoa idosa ‘direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária’.

Além de conscientização tem diversão. Os CCis também estão realizando o São João da Melhor Idade, e o Centro de Convivência dos Idosos (CCI) do Bairro Tresidela, teve muita música boa, quadrilhas, animação e comidas típicas.