Aliar teoria à prática no processo educacional mostra novos horizontes para as mais diferentes gerações. E o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), atua nesse processo acolhendo, em suas unidades operacionais, estudantes e profissionais para visitas técnicas.

Nesta quinta-feira (20), acadêmicos do 7º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Zé Doca, conheceram de perto todas as etapas do processo de tratamento da água na estação do SAAE localizada no bairro Volta Redonda.

Para o professor do IFMA Campus Zé Doca, Edson Mauro, que acompanhou os estudantes, a visita é enriquecedora para esses futuros profissionais. “Eles estão concluindo o curso de licenciatura em química e ainda não tinham feito nenhuma visita técnica. Então, eles têm a teoria, mas faltava a prática, o conhecimento e a vivência de indústria. É uma visita muito enriquecedora e aqui eles têm a oportunidade de ver a aplicação do que eles viram em sala de aula e a partir disso, vão preparar um relatório pra duas disciplinas que valerá nota”.

“Essa visita é de suma importância pra nossa qualificação enquanto profissional, pra área da docência porque conhecendo a realidade, a gente pode passar pros nossos alunos. Aqui, eu conheci na realidade como funciona o tratamento de água que é tão importante também pra nós como consumidores. Uma visita muito proveitosa e agradeço à equipe do SAAE pela acolhida e oportunidade”, ressaltou a estudante, Beatriz Carvalho.

Para o acadêmico, Hélio Gomes, é essencial aliar o conhecimento de sala de aula com o aprendizado no campo. “Quando a gente sai da sala de aula pro campo, na questão do conhecimento, a gente percebe as diferentes formas de aprendizado, por exemplo, lá a gente tem a pesquisa, apoio técnico e suporte. E aqui, eu encontrei muito conhecimento, melhores formas de utilizar a água, alternativas para evitar o desperdício e acompanhei todo o processo de tratamento”, afirmou o estudante.

De acordo com o coordenador de produção e qualidade do SAAE Caxias, Bruno Rodrigues, as visitas técnicas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho nas estações. A gente esclarece e orienta sobre os processos de tratamento de água e esgoto e os cuidados com o meio ambiente, além de apresentar os canais de comunicação com o SAAE. Assim, eles saem daqui mais conscientes, e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem”.

Desde 2017, o SAAE Caxias abriu as portas para centenas de alunos e a comunidade em geral para  conhecer na prática o trabalho de seus profissionais nas estações de tratamento de água e esgoto. Foram realizadas palestras educativas em escolas das zonas urbana e rural sobre o tratamento da água e combate ao desperdício. E em parceria com secretarias municipais, ações educativas foram desenvolvidas durante a semana do Meio Ambiente, Dia Mundial da Água e Dia Internacional das Florestas.