A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou o Seminário Aprendizagem em Foco é no chão da escola que a educação acontece, 200 anos de histórias e conquistas na educação de Caxias. O encontro com gestores municipais ocorreu em uma casa de eventos no bairro Seriema.

Ao todo 49 escolas foram homenageadas por avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tanto escolas do 1° ao 5° ano, quanto do 6° ao 9° ano. Além de medalhas, as escolas em melhor colocação receberam troféus e outros prêmios. As escolas que tiveram maior pontuação foram as escolas: Nerval Bento (antiga escola Paulo Marinho) com 6,6; escola Santos Dumont com 6.0 e Monsenhor Gilberto Barbosa com 6.0, nos anos iniciais.

“É uma parceria da escola, família e secretaria de educação. Nós temos uma boa equipe técnica. A nota do Ideb é uma consequência do esforço do nosso aluno”, disse Edinir Fernandes, coordenadora da escola Nerval Bento (Antiga escola Paulo Marinho).

“A gente está trabalhando na melhoria do Ideb. O ano de pandemia foi muito difícil. Mas nós lembramos que os pais foram fundamentais. Essa premiação eu dedico aos pais”, frisa Antônia Miraneide, gestora da escola Magnólia Hermínia Araújo.

“A nossa meta é chegar em 6.5. Quando chegamos na escola, a nossa nota era 4.3 e hoje já estamos em 6.0. É um índice alto. O desafio é muito grande. Do 1° ao 5° ano, é uma fase em que os pais conseguem dominar as crianças e direcionar, é nessa fase que temos que intensificar a aprendizagem para segurar a criança na escola. Quando a criança atende o significado de aprender, ela vai chegar no 6° ano com o interesse em estudar”, disse Dalvanice de Carvalho, gestora escolar da escola Santos Dumont.

Os vereadores do legislativo municipal também acompanharam de perto a divulgação dos resultados e avaliação dos números da educação.

O momento serviu para análise e reflexão sobre dados referentes as escolas que também precisam avançar nos índice, além de debater estratégias para diminuir a evasão escolar, como intensificação da busca ativa, e incrementar formas de aprimoramento da qualidade da educação.

“Nós estamos aqui para avaliar juntos os resultados obtidos por cada escolas, a partir das notas dos estudantes. Estamos trabalhando a 3ª edição com a premiação das melhores escolas no IDEB de Caxias. A gente ainda precisa melhorar muito. Mas, o nosso Ideb do 1° ao 5° ano melhorou muito. O Ideb do 6° ao 9° ano , algumas escolas alcançaram a meta, estamos aqui para avaliar os trabalhos. A próxima prova será em novembro, e nós queremos estar mais ligados no que vai acontecer”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Palavras chaves: , ,