A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), adiou para os dias 17, 18 e 19 de outubro de 2023 a Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (Flict). O adiamento se deu em razão da consternação pelo falecimento da Srª Maria do Rosário Pereira Rosa, mãe do Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil.

Em 2023, a 6ª edição da Flict também faz alusão aos 200 anos da Independência de Caxias (MA) e 200 anos do nascimento do poeta, Antônio Gonçalves Dias. Em 2023, o tema da Flict é: “Bicentenário de Caxias: um convite à poesia”.

A Semect, por meio da coordenação de Memória e Cultura, está preparando uma Flict com uma vasta programação que envolve diversas seções como: Biblioteca Itinerante; Projeto Cultural Tecendo Ideias (contação de história, exposições artísticas, lançamentos de livros, dança, teatro, desenhos ao vivo, shows musicais); Ala empresarial (livrarias e outros segmentos comerciais); Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais (mesas-redondas com escritores, pesquisadores e acadêmicos); Feira Municipal de Literatura (com trabalhos das escolas de Caxias e de outros municípios da Região dos Cocais), além da entrega da Comenda Ubirajara Fidalgo (destinada a homenagear personalidades com iniciativas relevantes).

A FLICT homenageia escritores, obedecendo aos seguintes critérios: deve, preferencialmente, ser oriundo(a) da Região Norte ou Nordeste do país; ser um(a) escritor(a) atuante e que possa estar presente no evento; deve ter, em meio a uma obra expressiva, títulos publicados no segmento infantojuvenil, de modo que os títulos atendam a todos os níveis e modalidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Caxias. Os critérios se justificam em função de os livros do (a) homenageado(a) se tornarem objeto de estudo nas escolas da Rede Municipal de Educação. Após meses de trabalhos, a culminância se dá em um palco que se torna o centro do evento durante a realização da Flict. Este ano estão sendo homenageados os escritores caxienses: Salgado Maranhão e Beatriz Reis e concedida uma menção honrosa ao arquiteto Ezíquio Barros Neto pelo livro ‘Por entre ruas e becos de Caxias’.