Nesse fim de semana, sábado (19) e Domingo (20), a rua da sombrinhas foi palco de mais uma edição tanto da Feira Gastronômica, quanto da Feirinha da Gente, ambas realizadas no Morro do Alecrim.

No sábado (19), a Feira Gastronômico reuniu um grande público, e permitiu que os expositores pudessem vender as delícias da culinária caxiense. “Estou aqui pela primeira vez apresentando meu trabalho, uma variedade de bolos doces e salgados, aqui encontrei uma oportunidade de lançar meu trabalho para conhecimento da população”, relatou Betânia Oliveira, boleira.

Pessoas de vários pontos da cidade e até turistas se renderam às opções ofertadas em cada barraca, enquanto no palco, uma mistura de seresta com o cantor Gilvan Lins e Banda com Forró das Antigas com Romualdo Araújo e Greyci Kelly também faziam a animação.

“Estou aqui comendo meu arrumadinho e fazendo uma viagem no tempo com essas atrações caxienses que são incríveis”, relatou Mariza Melo, dentista.

No domingo (20), a Feirinha da Gente em homenagem ao Dia Nacional do Folclore aconteceu também na Rua das Sombrinhas, no Morro do Alecrim. Grupos culturais de Caxias marcaram presença e levaram um pouco da cultura aos visitantes.

“Hoje estamos aqui com as crianças da Dança do Lili Mirim reforçando a cultura e cantigas que as novas e as futuras gerações possam admirar e contemplar essa arte, que apresenta também a nossa cultura e os nossos costumes”, ressaltou Aldenir Nonato ( Digoda), produtor cultural.

O Tambor de Crioula Menino Deus e Carimbó Vem Comigo do Bairro Campo de Belém também tiveram destaque. “Eu gosto de ver é isso, valorização da nossa cultura popular, era isso que Caxias já deveria ter conquistado a muito tempo, parabéns a gestão atual pela ideia de fomentar a cultura”, disse Maria dos Remédios, dona de casa.

A Feira também teve espaço para música eletrônica com Dj. João Gabriel que tocou ritmos que agitaram o público presente . Quem aproveitou o domingo na praça teve uma variedade de opções nas barracas, produtos naturais, vindos direto do campo para ser comercializados.

“Temos produtos vindos diretamente do campo eu já comprei a minha carne de galinha caipira, eu amo e é muito difícil de encontrar. E, aqui na Feirinha encontrei bem fácil e encontre mais de tudo com qualidade”, pontuou Jussara Santos, Feirante.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Léo Barata, a ideia é movimentar a cidade com a Feira Gastronômica. “Nós já conversamos com todos os inscritos, cerca de 80 feirantes e nós vamos levar a Feira Gastronômica para os bairros, fazendo com que ela seja itinerante e assim abraçar mais pessoas “, pontuou.