O 2º dia de ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDIM), que tem como tema -‘Promovendo a equidade e conectando-se ao Universo Inclusivo’, teve ações no Caxias Shopping. Uma exposição de trabalhos e formas de cuidado e educação das pessoas com alguma deficiência, foram demonstrados em stands e apresentações culturais.

A escola Nossa Senhora dos Remédios levou as conquistas da escola realizadas pelos alunos da unidade. “A gente trabalha na inclusão desses alunos para mostrar os potências deles, e destacar o potencial perante a sociedade. É um trabalho em equipe, temos a equipe da sala de recursos multiprofissionais e destacam esses potenciais. Hoje temos 21 alunos com alguma deficiência”, disse Nayara Cristina, coordenadora pedagógica da escola.

“Eu já viajei para o Rio, São Luís, e trouxe as medalhas para a escola. Foi importante e vai continuar assim”, disse Pedro Henrique, aluno da escola Nossa Senhora das Graças.

“Eu já participei em Caxias, São Luís e Matões. Ficamos em 1° lugar e é muito bom participar”, disse Oséias dos Santos, estudante.

Eu fui para São Luís e fiquei em 2° lugar. A minha mãe me incentivou muito”, disse Camile Vitória, estudante.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla visa promover o conhecimento dos direitos das pessoas com deficiência de Caxias e Região. Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) da Prefeitura de Caxias, em parceria com diversas entidades representativas da pessoa com deficiência, o evento segue com ações até o próximo dia 28 de agosto em Caxias (MA), com uma vasta programação.

“É muito importante esse momento para nós. E, é muito bom expor, mostrar o nosso trabalho da nossa associação. É muito bom porque tem muitas pessoas mostrando os seus trabalhos. As pessoas estão deixando de ter medo de se mostrar”, disse Maria Raquel, Presidente da ADEFIC.

Para melhorar o aprendizado das crianças, nós temos os profissionais que orientam as mães para que elas possam continuar ensinando em casa”, disse Maria Violeta, psicopedagoga do Centro de Referência Maria Luiza.

Nós pensamos esse momento como a 2ª ação para que seja especial, com exposição de arte, música, dança, teatro, poesia, além de stand cada um mais lindo que outra. Os nossos professores da educação especial, professores do AEE, agente de inclusão e também as associações, conselhos, temos vários aqui. Hoje é o dia de evidenciar os alunos com deficiência em Caxias”, destaca Simone Neves, coordenadora pedagógica do Centro Maria Luiza e organização da Semana.

O Plantão Social atua nas escolas garantindo o direito de todos os alunos, da criança, do jovem e do adulto. E, a criança que tem alguma deficiência tem uma atenção maior. Nós garantimos acesso a elas o acesso mais rápido aos direitos. Nós prestamos ações no interior das escolas presta orientações para os professores e as famílias”, destaca Valéria Almeida, coordenadora do Plantão Sócio Educacional.

PROGRAMAÇÃO:
No Centro Maria Luiza, neste dia 23 de agosto pela manhã a partir das 8h, tem ação com pessoas que contam com altas habilidades e superdotação; a tarde, as 14h no Caxias Shopping, haverá o Chá Inclusivo para tratar sobre o uso das tecnologias em uma perspectiva inclusiva; no dia 24 de agosto, saindo da Praça Vespasiano Ramos, haverá uma Caminhada Inclusiva, as 7h; no dia 25 de agosto, um ato ecumênico será realizado na Praça da Bíblia, as 18h; e, fechando as ações no dia 28 de agosto, em todas as escolas acontece o dia D com ações pensadas por cada escola.