Setembro é o mês de proteção à vida. A Campanha Setembro Amarelo, que este ano traz como tema “Se precisar, peça ajuda!”, chegou ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), nesta sexta-feira (15). A ação educativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e foi mediada por uma equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III.

De acordo com a psicóloga Maria José Ribeiro, mediadora da ação, é muito importante falar sobre essa temática no ambiente de trabalho. “Quando a gente fala sobre trabalho, a gente tá falando que aquele indivíduo passa mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa, com a própria família. Então, é muito importante que ele esteja mais atento aos sinais e também como conviver da melhor forma possível com cada um, porque hoje a gente sabe que o meio influencia bastante na nossa saúde. Então, se for um meio onde a pessoa possa encontrar empatia e respeito, vai fazer um diferencial muito grande na saúde desse indivíduo. Assim como também, a valorização”, ressalta.

A campanha Setembro Amarelo chama a atenção da população para atuar na conscientização da importância da vida e ajudar na prevenção do suicídio, um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

O psicólogo Kayle Rodrigues, durante sua apresentação, falou da importância de fomentar políticas públicas de saúde e de vida. “Hoje estamos aqui no SAAE fomentando políticas públicas e comemorando a vida, a vida pede passagem, pede socorro. Precisamos estar desencadeando políticas de vida. O indivíduo precisa de uma rotina que promova qualidade de vida, isso independentemente de poderes aquisitivos e sociais, mas pensando na própria vida, a vida é o bem maior. E o indivíduo precisa entender que a partir do seu amanhecer, sua rotina, ele precisa desencadear práticas de vivência – ter empatia pelo outro e por ele mesmo; evitar o comportamento desgovernado; pisar um pouco no freio e ser mais ouvinte do que falando. Precisamos ter esse momento de ouvir o amigo, de sermos verdadeiros amigos dentro da empresa e em casa com a nossa família. Ou seja, o indivíduo precisa promover uma saúde mental e de qualidade pra ele mesmo com novos hábitos, novos padrões e com uma vida saudável”, enfatiza o psicólogo.

Durante a atividade, os colaboradores do SAAE Caxias interagiram com os profissionais de saúde, por meio de perguntas e depoimentos pessoais e profissionais. “É primordial um momento como este, não somente assistindo, mas também sendo assistido pelos profissionais. A rotina do dia a dia nos afeta e é muito importante que os profissionais estejam nos avaliando, acompanhando e nos conscientizando dessa realidade. Precisamos desse apoio e de práticas que nos ajudem”, considera o colaborador do SAAE Caxias, Rivaldo Marques.

Após o bate-papo, os colaboradores participaram de uma dinâmica com ginástica de relaxamento. Para a colaboradora Larissa Amâncio, a ação é muito importante porque possibilita dar uma pausa nas atividades para cuidar da saúde mental. “Neste mês, a temática está em alta e é muito importante falar sobre isso para alertar quem está com essa doença e quem está em volta. É importante termos esse olhar para o outro, principalmente no ambiente de trabalho como o SAAE em que prestamos um serviço essencial à população, trabalhamos 24h por dia, ou seja, mesmo não estando aqui no SAAE estamos trabalhando pelo abastecimento de água. Então, parar um pouco pra se cuidar e olhar o colega de trabalho é muito enriquecedor e fica como um aprendizado”, elogiou.

Valorização de pessoas

Desde 2017, a atual gestão do SAAE Caxias desenvolve ações para valorizar os seus colaboradores, afinal, eles são a maior engrenagem de uma empresa, com investimento em capacitação básica, técnica e aperfeiçoamento das equipes. Também houve investimento em segurança do trabalho com uma rotina de Diálogos de Segurança do Trabalho (DSS) e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Foram desenvolvidas ações de saúde física e mental dos colaboradores. Em parceria com os profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e da Secretaria Municipal de Saúde foram realizadas campanhas preventivas e de ginástica laboral com aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional e campanhas de vacinação. Além de palestras motivacionais e ações de incentivo ao esporte e lazer para estimular um ambiente organizacional mais saudável.