Nesse domingo (1º), uma parcela significativa dos eleitores caxienses foram as urnas para a escolha do Conselheiro Tutelar em Caxias (MA). A eleição teve por objetivo a escolha de integrantes do Conselho Tutelar para atuarem no órgão pelos próximos 4 anos (2024-2027).

O processo eleitoral foi fiscalizado pelo Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Caxias e contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para votar, o eleitor deveria ter em mãos o título e um documento oficial com foto. O presidente da sessão eleitoral no Colégio Militar, Samuel Efraim, falou sobre o processo eleitoral. “Temos várias urnas espalhadas pelas escolas, as zonas e as sessões. Eu sou o presidente da sessão e temos o mesário, que fica responsável por conferir o número de inscrição junto ao documento com foto, após isso as urna são liberadas para as pessoas votarem. É muito importante as pessoas votarem, apesar do voto ser facultativo”, disse.

A eleitora, Erilane Cruz, falou da importância de votar. “É muito importante, pois é um direito do cidadão proteger a criança e o adolescente. É a primeira vez que eu voto, é um dever de todos”, disse.

Raimundo Mourão, eleitor, destacou os motivos para votar. “O Conselho Tutelar defende as crianças, por isso, de acordo com minha consciência de pai e avô, e por ser democrático, eu vim para esse dia tão importante para a nossa cidade. Não tenho nenhuma rejeição, voto tranquilo”, finalizou.

A votação ocorreu das 8h às 17h. Logo após o encerramento da votação, as urnas foram levadas para o auditório da Prefeitura de Caxias (MA), onde sob o acompanhamento do Ministério Público foi feita a contagem dos votos e divulgação aos candidatos. Às 20h30 já se tinha acesso aos eleitos e suplentes:

Compareceram as urnas mais de 5 mil eleitores: 5.606 eleitores.

Abaixo os eleitos – Titulares:
1. Marly Moura: 1.048 votos;
2. Daenys Lana: 659 votos;
3. Débora Mendonça: 614 votos;
4. Carlene Aragão: 448 votos;
5. Ecenilde Alves: 429 votos.

1. Patrícia Magna: 389 votos;
2. Prof Francisco: 365 votos;
3. Rita Kássia: 347 votos;
4. Karolyne Viana: 324 votos;
5. Mauriane Oliveira: 317 votos.

Não classificados
1. Lucy Anne: 249 votos;
2. Claudia Salazar: 199 votos;
3. Jane Oliveira: 128 votos;
4. Antônia Keila: 54 votos.

“Quero agradecer aos caxienses que confim em mim. Eis-nos aqui para trabalhar”, disse Marly Moura, eleita.

“Vamos continuar na ativa, fazendo o melhor que é zelar pelos direitos das crianças e adolescentes”, frisa Daenys Lana, eleita.

“É um misto de emoção, porque há muitos desafios para os candidatos. Mas, graças a Deus conseguimos mobilizar e fazer o eleitor ir as urnas. Quero agradecer a cada um”, disse Débora Mendonça, eleita.

“É muito gratificante estar aqui. A gente lutou muito para continuar fazendo esse trabalho. Agradeço a todos que me ajudaram”, disse Carlene Aragão, eleita.

“É uma imensa gratidão a Deus, familiares, amigos e vizinhos que partilharam esse momento. É um enorme prazer poder garantir os direitos das crianças e adolescentes”, destaca Ecenilde Alves, eleita.

“Hoje nós entregamos um resultado satisfatório. Agora vai tramitar um outro processo para sair o resultado oficial das eleições”, frisa Diego Assunção, Presidente da Comissão Eleitoral.

“Terá o período aberto para recurso dos candidatos que queiram contestar alguma coisa, mas como um todo foi um processo em que a gente ficou feliz. Como não é uma eleição obrigatória, precisa passar pelo processo de conscientização das pessoas. Que a gente consiga a cada eleição aumentar o número de participantes”, disse Kátia Braga, Presidente do CMDCA.

Palavras chaves: , ,