Professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Rede Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia estiveram em formação em serviço, nessa segunda-feira (9), na escola Leôncio Alves Araújo, no Bairro Campo de Belém. A proposta é realizar um nivelamento dos conhecimentos a serem repassados aos estudantes, que não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada e que estão voltando para a escola.

É um trabalho árduo a formação das pessoas para que eles possam aprender. Não é fácil, mas não é impossível para que possamos repassar os conhecimentos enquanto educadores”, lembra Fábio Lima, professor.

Eu sempre busco repassar a grande importância para os alunos poderem estudar na EJAI, porque haverá uma grande transformação na vida do aluno. Nós trabalhamos no povoado Cacimbão, nós estamos todos de parabéns”, frisa Joana Maria, professora.

Atualmente Caxias conta com mais de 3 mil estudantes na educação de Jovens, Adultos e Idosos, e mais de 200 profissionais da educação. Além de trabalhar os conhecimentos, os professores também foram incentivados a realizar a busca ativa dos estudantes, pois além do trabalho em ensinar os que já estão em sala de aula, outro desafio é fazer com que alguns estudantes permaneçam estudando.

A educação de jovens e adultos enfrenta inúmeros desafios, porque são pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada e estão de volta a rede municipal. No município nós ofertamos a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª etapas onde o aluno pode concluir o ensino fundamental. A EJAI oferece equidade para que os alunos atinjam a igualdade para depois ir ao ensino médio e depois ao ensino superior. Sobre a formação em serviço, a cada mês nós estamos trazendo assuntos novos”, disse Gilberto Medeiros, coordenador da EJAI da Semect.

É importante que haja essa formação porque nós repassamos os conteúdos para que os alunos possam ter um bom aprendizados. Aqui é um alinhamento de todas as temáticas para que possamos fazer um bom trabalho. Além da alfabetização e letramento, falamos também da busca ativa”, disse Salviana Sousa, integrante da Coordenação da EJAI da Semect.