A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil estiveram presentes na Avenida Beira Rio, nesta quinta-feira (19), para o encerramento da Semana Mundial da Alimentação, que em 2023 abordou o tema – ‘Água dá vida e nutre: de mãos dadas com o Rio Itapecuru”.

A ação foi planejada pela SMADS, juntamente com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Caxias-MA (CAISAN), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Caxias (COMSEAN), Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES).

A ação de conscientização reuniu diversos colaboradores das pastas envolvidas para ouvirem, afim de que todos estejam envolvidos no processo de conscientização sobre a importância da preservação da água, além de também ficarem sabendo sobre a importância do uso sustentável da água, que é um bem necessário para a sobrevivência humana e de outros diversos tipos de animais na terra.

Em Caxias (MA), mais de 60% da zona urbana é abastecida pelo Rio Itapecuru, que colabora diretamente com alimentação da população caxiense. Por isso, a importância de se tratar sobre a preservação de fontes naturais como o rio.

A campanha foi realizada entre os dias 16 a 19 de outubro, com: palestras; panfletagens; conhecimento sobre o processo de tratamento da água no município; história do Rio Itapecuru e como combater a poluição, preservação dos mananciais de água doce, dentre outros temas.

A Semana Mundial de Alimentação é uma idealização das Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, juntamente com líderes mundiais, especialistas, instituições financeiras internacionais, figuras públicas, setor privado, jovens e ativistas indígenas. Em destaque está a situação de 2,4 bilhões de pessoas em países com escassez de água. Mais de 600 milhões dependem de sistemas alimentares aquáticos enfrentando poluição, degradação dos ecossistemas e impactos das alterações do clima.

Este ano houveram eventos programados em mais de 150 países enfatizando o combate coletivo à fome e o aumento da consciência sobre o impacto da gestão responsável da água nos sistemas agroalimentares. Mais de 500 atividades foram agendadas, incluindo exibições, shows de drones e iluminação de locais icônicos.