Nessa terça-feira (15), foi realizada no auditório da Prefeitura de Caxias mais uma reunião do Projeto Líder Cocais, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que nasceu para proporcionar a atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades e instituições públicas e privadas, além do terceiro setor para a promoção desenvolvimento sustentável dos municípios brasileiros.

“Essa é uma parceria entre as Prefeituras, Sebrae e Governo do Estado, que trata sobre desenvolvimento em vários setores. Todos estão de parabéns desse planejamento do qual eu faço parte há quase 8 meses. Chegou o momento em que estamos finalizando o nosso planejamento para alavancar a nossa região”, disse Constantino Castro, secretário municipal de Indústria e Comércio (Semitec).

As lideranças dos municípios de Caxias, Coelho Neto, Codó, Timon, Parnarama e Coroatá são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte com foco em diferentes áreas: Indústria, Comércio, Agricultura, Empreendedorismo, dentre outros aspectos.

Nessa terça-feira (14), o eixo trabalhado foi o de negócios rurais, com a participação de secretários da região dos cocais que participaram da reunião e conheceram os planos de ação para o desenvolvimento de negócios rurais.

“É muito interessante esse programa. Nossa realidade não é tão diferente das cidades da região, mas eu acredito que dá para trabalhar em parceria com as secretarias. A gente sabe que certificar produtos é um desafio. A Lei está feita, mas precisamos buscar por recursos. A minha proposta é que o Sebrae formule uma série de perguntas aos secretários para que eles respondessem”, disse Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA).

“A ideia é um treinamento básico em ser um empreendedor inovador, mesmo o pequeno produtor, a pessoa da mais simples da comunidade ao grande empreendedor. A ideia é explicar o que é o empreendedorismo inovador e criar centros locais com profissionais capacitados para explicar o que é um empreendedor inovador, para isso precisamos colocar nesses centros informações e aportes”, disse George Ventura, Professor do IFMA Timon.