Foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) nessa terça-feira, dia 06 de março, o dia D de mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em Caxias, a mobilização foi feita pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Participaram das discussões professores, gestores, coordenadores, mediadores e o vereador Moisés Holanda, que faz parte da comissão de Educação na Câmara Municipal.

“É preciso que os professores tomem conhecimento de como as propostas devem ser construídas; inclusive hoje, em todo o território nacional, está acontecendo a discussão da BNCC. É importante que isso aconteça, porque faz parte da BNCC a formação dos professores. Então, essa formação acontece a partir do conhecimento desse documento, como ela deve funcionar, até porque ela só vai funcionar da forma como está prevista, se houver a efetiva participação dos professores e o envolvimento na organização das propostas pedagógicas, dos projetos políticos pedagógicos das escolas”, explica Elisângela Martins, doutoranda em Educação e palestrante.

“Esse documento vem unificar o ensino em todo o Brasil, é um progresso para a educação em todo o Brasil e Caxias não pode ficar de fora. O prefeito Fábio Gentil está atento a essas mudanças que estão havendo na educação. A professora Ana Célia está preocupada em montar a rede de ensino de forma que todos participem”, ressaltou Moisés Holanda, vereador e líder do governo na Câmara Municipal.

Os profissionais da educação se reuniram nas escolas polos do município, onde conheceram o documento homologado pelo Ministério da Educação no final de 2017 e que será a referência para construção das propostas curriculares em Caxias. A coordenadora de currículos e programas da SEMECT, Socorro Brito, explica o que muda nos conteúdos ministrados em sala com a nova diretriz.

“Muda porque, a partir de agora, tem uma reestruturação dos conteúdos nas diferentes áreas, que são mudanças que vêm complementar o trabalho do professor. O professor já desenvolve o seu trabalho dentro de uma estrutura curricular e essa base nos diz que esses conteúdos são trabalhados no Brasil inteiro. 60% dos conteúdos devem ser trabalhados no Brasil inteiro e os outros 40% são de competência dos municípios na reformulação das propostas curriculares”, destacou Socorro Brito, coordenadora de currículos e programas da SEMECT.

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, o momento representa a discussão do futuro da escola como um todo no país.

“Esse é um documento normativo para que a gente possa, a partir dele, proporcionar as propostas curriculares para Caxias em cada área. Aqui todos os professores são convidados a participar de uma discussão que já acontece há cinco anos de trabalho para que a gente possa ter a nossa proposta, isso é muito importante. É importante para Caxias em um governo que é responsável pelas pessoas, então estamos aqui para que possamos discutir o futuro da escola como um todo”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira mais fotos:

Confira na reportagem: