Com o tema “Empreendedorismo, atendimento, boas práticas e higiene”, a Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o SEBRAE e as secretarias de Cultura e Saúde, está levando capacitação e treinamento especializado aos barraqueiros e isoposeiros que vão atuar durante o São João que a gente quer. A oficina ocorreu no auditório do SEBRAE Caxias.

“A Sala do Empreendedor tem incentivado que os empreendedores possam participar dessas capacitações. Isso ajuda a cidade, ajuda o comércio e faz com que eles possam participar desse ciclo econômico. A Secretaria de Indústria e Comércio tem um projeto chamado Capacitação Empreendedora. Esse ciclo, que começou no carnaval e está acontecendo agora, faz parte desse projeto. Nós ficamos animados por saber que mais pessoas estão aderindo”, diz Expedito Júnior, coordenador da Sala do Empreendedor.

“O SEBRAE entende que eles são empreendedores e que precisam receber capacitações para melhorar sua gestão. O São João é uma oportunidade deles se mostrarem como empresa e, ao mesmo tempo, buscar uma inovação, uma melhoria no atendimento, uma forma de gerenciar seus negócios e se firmar no mercado”, destaca César Augusto, gerente da unidade regional do SEBRAE/Caxias.

Além de atender bem a clientela, noções de como se comportar com empreendedores e cuidar do ambiente de trabalho são as principais propostas da capacitação que acontece periodicamente, sempre nos eventos de grandes proporções promovidos pela Prefeitura Municipal por meio do projeto “Capacitação Empreendedora”, da Secretaria de Indústria e Comércio.

“Estamos trabalhando com pessoas que vão fornecer alimentos. Repassamos como se vestir, como higienizar o ambiente para preparar esse alimento para que não cause risco às pessoas que vão consumir durante as festas juninas. Também ensinamos a forma da comercialização, acondicionamento e transporte, isso vai minimizar as perdas”, frisou Alanessa Araújo, coordenadora da Vigilância Sanitária.

“Estamos abordando as características empreendedoras, aquelas razões para que ele possa está desenvolvendo seu negócio de uma forma organizada e planejada para que não possa deixar de existir. A gestão empresarial é muito importante, gestão de negócios e gestão financeira”, explica Paulo Gilberto, consultor do SEBRAE/Caxias.

O São João que a gente quer promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, acontece no Parque da Cidade de 22 de junho e 01 de julho, onde aproximadamente 100 barracas serão instaladas, além da disposição de 35 isoposeiros dentro do circuito de realização do evento.  Serão 10 noites de folia e muito trabalho, focados no bom atendimento aos visitantes para que a festa se reverta numa renda extra.

Ajuda a gente no atendimento dos clientes e também no manuseio dos alimentos. A higiene pessoal é muito importante. O cliente bem atendimento retorna e fala como é o nosso atendimento para outras pessoas”, frisa Madalena Sousa, vendedora.

“Estamos com esse projeto de arrecadar fundos para nossa formatura, proporcionando para o cliente o oferecimento de produtos típicos do período junino. Essa capacitação trata de como você pode está oferecendo de forma segura esse produto para o cliente, como a higiene pessoal e do ambiente, garantindo a saúde dos seus clientes”, lembra Raí Queiróz, estudante de Enfermagem.

“Essas informações vão contribuir muito, porque já trabalhei com comida em restaurante e sei muito bem a organização das coisas. Eu espero que a gente venda bastante”, ressalta Francisca Maria, vendedora.

Palavras chaves: , ,