Os trabalhos da Operação “Semana Santa em Casa”, desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, também chegou à zona rural. Povoados como Engenho D’água e Nazaré do Bruno, dentre outros do 2º Distrito de Caxias, receberam a visita dos profissionais da segurança pública.

Em mãos, cópias dos decretos estadual e municipal que restringem o funcionamento do comércio, visando diminuir o aglomerado de pessoas e, ao mesmo tempo, garantindo a prevenção contra a covid-19. Todos os estabelecimentos encontrados foram notificados.

Além do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), coronel Jurandy Braga, o secretário municipal de Segurança, Sargento Mesquita, e o atual secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Marcos Oliveira, participaram da ação junto a policiais militares e guardas municipais.

“Eu já tinha começado a avisar as pessoas. Nós estamos vendendo para a pessoa beber em casa. Isso aí é muito perigoso e vai que uma hora aparece uma pessoa doente. Então, a gente tem que se prevenir para o bem da saúde”, diz Francinete Alves, dona de bar.

“Graças a Deus até agora não tem ninguém doente, nem aqui, nem em Caxias. Mas é importante a prevenção. A orientação deu certinho, a gente não tá proibido, só não pode vender para juntar pessoas, mas a gente pode vender para pessoa beber na casa dela”, disse Raimundo Sena, dono de bar.

Bares e locais que propiciam aglomeração de pessoas foram notificados, mas além disso, viaturas estarão circulando e vistoriando estes locais durante todo o final de semana. A previsão é que a operação termine no próximo domingo (12), mas as recomendações devem continuar sendo seguidas.

“Todos os locais de vendas de bebidas e os estabelecimentos que podem aglomerar pessoas estão sendo notificados. Estamos notificando para que em qualquer situação de reincidência nós possamos fazer com que o decreto seja respeitado. Estamos entregando os decretos municipal e estadual. O delivery está liberado, mas a recomendação do decreto é para que fique em casa. O problema é a aglomeração de pessoas”, frisa Sargento Mesquita.

“É um trabalho conjunto entre Polícia Militar e Guarda Municipal, estamos entregando o decreto municipal e o estadual e pedindo às pessoas que não abram os seus estabelecimentos comerciais, pois eles podem permitir a aglomeração de pessoas. As pessoas estão compreendendo, e acredito que não vai precisar de nenhuma repressão. O nosso objetivo é não levar nenhum risco à saúde das pessoas, mas mesmo com a consciência de algumas pessoas, vamos colocar um policiamento à disposição no Engenho D’água para o atendimento das ocorrências nesta região”, afirma o coronel Jurandy Braga.

Palavras chaves: