Na tarde dessa quinta-feira (24), foi realizada a segunda reunião das forças de segurança estadual e municipal nessa semana, para traçar estratégias de como serão as fiscalizações que vão acontecer durante todo o período do Carnaval. Estiveram presentes, na ocasião representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

As ações de fiscalização já iniciam nesta sexta-feira (25), e visam coibir a realização de festas públicas, além de fiscalizar eventos previamente autorizados que devem respeitar os protocolos sanitários e as recomendações dos Decretos Estadual e Municipal, no que diz respeito às restrições relacionadas a quantidade de pessoas, além das devidas licenças para funcionamento.

“Nós vamos começar as operações nesta sexta-feira (25), vamos trabalhar unidos, tanto na zona urbana e rural. Pedimos as pessoas que têm bares, que se atentem as suas licenças. Já as pessoas que têm paredões, devem cumprir a legislação. Pedimos a sociedade que nos ajude, e tenha amor próprio com a vida”, destaca destacou Cel. Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.

“Todas as forças de segurança estão unidas e montando as estratégias. Nós sabemos que o Decreto Municipal proíbe os eventos públicos, e caso haja alguma aglomeração, nós estamos prontos para atuar nesse Carnaval fiscalizando”, lembra William Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

“Estivemos reunidos, já ficou definido como será o policiamento, e as ações que vamos fazer nesse período carnavalesco. O objetivo é fazer cumprir os decretos municipais e as orientações do Ministério Público”, destaca Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“Nós estávamos reunidos para alinhar os trabalhos durante esse Carnaval, e a função dos bombeiros é atestar a segurança dos locais e as certificações. Nós vamos estar fazendo a fiscalização de eventos privados, ou aqueles de forma clandestina. A nossa operação vai estar de prontidão 24h”, disse Major Miranda, comandante do Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura de Caxias (MA) suspendeu o Carnaval 2022, que tradicionalmente é promovido pela gestão municipal. A medida teve por objetivo a preservação de vidas humanas, ao evitar aglomerações e a disseminação da covid-19, impedindo o adoecimento das pessoas, e por conseguinte, futuras internações. As forças de segurança vão trabalhar de maneira uniforme para que a população esteja protegida e com saúde.

“Nós vamos atuar de maneira uniforme para que os caxienses tenham um Carnaval seguro. Como é do conhecimento das pessoas, não haverá eventos públicos, mas alguns eventos privados serão permitidos, só que com várias restrições. E as pessoas que querem realizar eventos privados, necessariamente devem procurar autorizações públicas. Vamos também verificar a relação de eventos que já estão autorizados, que serão repassados a todos os órgãos de segurança”, destaca Alcides Martins, delegado regional.

“Os locais de eventos que tiverem licenças que cumpram o horário, pois queremos que todos tenham responsabilidade nesse Carnaval. A força tarefa é grande e vamos chegar em comboio, nosso interesse é promover a segurança da comunidade. Podem ligar para o quartel da Polícia Militar e solicitar caso haja necessidade”, reforça Cel. Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.