A Campanha Maio Amarelo 2022 foi encerrada nessa quinta-feira (2). Em solenidade no auditório da Prefeitura de Caxias. A Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), reuniu representantes de órgãos públicos municipais para fazer um balanço sobre os trabalhos desenvolvidos durante a campanha.

“Fizemos palestras educativas nas escolas do município e as do ensino médio, realizamos ações em instituições e entrega de materiais educativos em praças públicas. O desafio é muito grande e Caxias está ocupando o 3º lugar em quantidade de acidentes com mortes, perdendo apenas para São Luís e Imperatriz. O que queremos é diminuir esses números”, frisa Alainne Salles, coordenadora de Educação para o trânsito.

“O país ocupa o 4º lugar em acidentes com mortes no mundo e Caxias o 3º no Maranhão, tudo isso reflete nos hospitais que têm um aumento da demanda de pessoas que sofreram acidentes, muitos ficam sequelados e perdem a vida”, disse Tinoco, diretor da Ciretran em Caxias (MA).

Na ocasião, estiveram presentes, representantes da Secretarias Municipais de Segurança (Guarda Municipal); de Transportes; de Educação; de Políticas para as Mulheres; Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; a Chefe de Gabinete; a Procuradoria do Município, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Polícia Rodoviária Federal, dentre outros órgãos.

“A gente vê que as campanhas são feitas, mas não têm o efeito esperado. É necessário que a população assuma sua parcela de responsabilidade com relação a segurança no trânsito. As instituições tentam fazer o seu papel”, disse Lindomar, inspetor da PRF.

“O que falta é mais conscientização dos condutores para que possamos ter uma cidade mais tranquila. O que queremos é que haja mais paz no trânsito”, disse Darlan Almeida, vereador.

“A população viu uma ação conjunta dos órgãos, operacionalizando e inibindo os acidentes de trânsito. Estamos trabalhando com o novo diretor da Ciretran para que possamos fazer novas parcerias com os órgãos de segurança da cidade”, disse Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança de Caxias (MA).

O prefeito Fábio Gentil, destacou a importância de campanhas educativas, mas também lembrou que para preservar vidas, a gestão municipal propõe uma parceria com os vários órgãos para que ações sejam realizadas, visando coibir os acidentes de trânsito na cidade, e infrações como alta velocidade, uso irregular do capacete, dentre outras irregularidades no trânsito caxiense.

“Temos percebido que os índices de acidentes têm aumentado e tirado a vida de milhares de pessoas. A Prefeitura vai criar novas campanhas para que possamos ter um trânsito mais seguro, e a população precisa entender que todos devemos contribuir”, lembra Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

A Campanha Maio Amarelo desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN-MA), teve como tema: “Juntos Salvamos Vidas”. A ação visa lembrar que cada cidadão é responsável pelo cuidado com a vida no trânsito, destacando o respeito e a responsabilidade com as pessoas nos seus deslocamentos diários.

De acordo com o movimento Maio Amarelo, entre 2019 e 2020 os números de mortes no trânsito voltaram a subir. Segundo dados do DATASUS do Ministério da Saúde, foram 31.945 mortes em 2019 e 32.716 em 2020, em todo o país. Os óbitos de 2021 só devem ser parcialmente divulgados entre setembro e outubro de 2022.