Nessa sexta-feira (5), a A Coordenação Municipal da Juventude e o Conselho Municipal da Juventude celebraram 9 anos do Estatuto da Juventude e 1 ano do Conselho Municipal da Juventude no Memorial da Balaiada, com um workshop sobre Protagonismo Juvenil e a Garantia de Direitos. Na ocasião, foi feito um debate em torno das mudanças ao longo dos anos e os caminhos para a construção de mais políticas públicas para a juventude.

“Hoje o nosso objetivo foi celebrar os avanços que a gente teve com as políticas públicas no Brasil e no Estado, e também refletir sobre o quanto podemos avançar. Nós estamos celebrando uma grande conquista para o município, que foi o Conselho Municipal da Juventude que este ano faz 1 ano, além do Estatuto da Juventude que celebra 9 anos. Então só temos motivos para comemorar”, frisa Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

“Quero agradecer ao convite. Nós conversamos sobre os 9 anos do Estatuto da Juventude e destacamos o protagonismo juvenil, aproveitamos o momento para fazer um momento formativo com o Conselho Municipal de Juventude. Falamos sobre a importância dos jovens estarem ocupando espaços de poder que estão previstos no Estatuto da Juventude”, destaca Jeisson Pinheiro, advogado.

“Comemoramos 9 anos do Estatuto da Juventude e 1 ano do Conselho da Juventude de Caxias. Essa discussão de hoje foi para destacar sobre a importância do Estatuto na garantia de direitos para a juventude. O Conselho da Juventude vem para concretizar o que está no Estatuto da Juventude. Aos poucos nós estamos avançando”, disse Francijane Santana, presidente do Conselho Municipal de Juventude.

O Estatuto da Juventude, representa um avanço nas políticas públicas da juventude no Brasil, fruto da mobilização de movimentos e organizações juvenis com o objetivo de aprofundar os direitos já previstos em lei para atender às necessidades específicas das juventudes, respeitando as suas trajetórias e diversidade.

Esse ano, a II Jornada da Juventude de Caxias (MA) vem reforçando a importância de potencializar as juventudes e ao mesmo tempo dar visibilidade aos talentos de nossos jovens nos campos da cultura, esporte, empreendedorismo, política e de tantos outros espaços.

“A proposta é reconhecer e dar visibilidade a essas potências, por isso, nesse mês de agosto queremos celebrar as potencialidades juvenis do nosso município para a música, dança, liderança, empreendedorismo, cuidados da natureza, para a política e não só com potencial de votar, mas também de ser votado”, disse Kátia Braga, Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

O dia 11 de agosto é o Dia do Estudante e o dia 12, Dia Internacional da Juventude. A coordenação da Juventude e o Conselho Municipal da Juventude, estão preparando ações para celebrar o momento. Agosto é o Mês das Juventudes, por isso, serão 31 dias de conscientização e de ações desenvolvidas para o público jovem.

O mês de agosto foi escolhido por conta das diversas datas comemorativas importantes para a pauta das juventudes como o aniversário do Estatuto da Juventude, o Dia do Estudante e o Dia Internacional da Juventude.